China


POPULAÇÃO:
População: 1,357 bilhões (2013)
No longo processo do desenvolvimento histórico e devido às diferenças do ambiente natural e  Com referência à comida, em regra, os sulistas da etnia Han gostam de arroz; os nortistas, de alimentos baseados no trigo. Os Han preferem as verduras, legumes, carnes, peixes e ovos e dão muita importância à arte culinária. Os mongóis se inclinam pela carne bovina e de carneiro e tomam chá com leite. Os tibetanos gostam de comer zamba (os pastores preferem carne bovina e de carneiro), tomam chá preparado com manteiga e vinho feito com quiqke. Os uygures, cazaquis e usbequis preferem a carne bovina e de carneiro, comem arroz com à mão e pastéis. Os coreanos gostam de pastéis de arroz glutinoso, talharins frios e vegetais em conserva. Os li, jing, dai, blang e hani gostam de mastigar nozes de areca.

. Quanto à casa, nas zonas onde a etnia Han predomina, se constroem vivendas com pátio fechado, na Mongólia Interior, Xinjiang, Qinghai, Gansu e outros lugares de atividades pecuária, na maioria dos casos se alojam nas yurtas e como as etnias do Sul, daí, zhuang e bouyei, se constroem casas sobre pilotis.

RECURSOS NATURAIS:
O país tem uma grande variedade de reservas minerais e tem a reputação de ser um dos maiores produtores de zinco, antimônio e tungstênio em todo o mundo. A China é também conhecida pela sua produção de carvão, minério de ferro, magnetita, petróleo, alumínio, gás natural, mercúrio, estanho, chumbo, manganês, molibdênio, vanádio e urânio.

PRODUÇÃO DE ENERGIA:
A energia que movimenta o moderno Centro Internacional de Convenções de Dezhou, no leste da China, tem origem totalmente solar.
 No caso do carvão, não há dependência mas os chineses já perceberam que utilizá-lo da forma atual constitui um mau negócio. As antigas e precárias termelétricas a carvão
No país tem atualmente seis usinas nucleares em funcionamento, 12 em construção e outras 28 já foram aprovadas. A localização das usinas e seu difuso sistema de monitoramento são motivos de preocupação

PRODUÇÃO AGRÍCOLA:
Produtos Agrícolas: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, algodão em pluma, batata, juta, legumes e verduras.
 O governo reformou o mercado agrícola de alimentos básicos, incentivou a formação de pequenas e microempresas agrícolas e reduziu a carga tributária rural. Os produtores evoluíram para um modelo de múltiplas fontes de rendimentos, com empreendimentos dos agronegócios de cooperativas agrícolas. Os produtores também receberam apoio governamental na seguridade social básica e no treinamento técnico

INDUSTRIAS:
Indústria: têxtil (algodão), materiais de construção (cimento), siderúrgica (aço), equipamentos eletrônicos.
Zonas comercias são: Xangai , Pequim , Hong Kong ou Cingapura .
 Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor .

POLITICA ECONÔMICA:
O socialismo era uma forma fechada que todos compartilhavam tudo, sem ninguém ter mais que ninguém. Porem  sofreu dos mesmos problemas: baixa produtividade, baixa qualidade, concentração de capitais no setor armamentista e burocratização.

Com o  desenvolvimento industrial na China, que ocorreu de forma acelerada, fez com que o país se tornasse um dos maiores em produção industrial do mundo.

Existem também outros fatores determinantes para a intensificação industrial na China, um deles foi a implantação de Zonas Econômicas Especiais, nessas áreas foram concedidas permissões para a entrada de capitais estrangeiros. Ao longo das zonas foram criadas áreas de livre comércio, medida adotada em decorrência de leis de incentivo, como redução parcial ou total de impostos.

Os principais investidores nas Zonas Econômicas Especiais são japoneses e norte-americanos. O que incentiva os países a investir na China não é somente o fator tributário, mas também a abundante e barata mão-de-obra, enorme potencial de mercado interno , leis ambientais frágeis, entre outros.

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais comandos de C ou C++

Os Gases Nobres

Exercícios de Instalações Elétricas