Principais comandos de C ou C++

 Estrutura Sequencial em C

#include <nome_da_biblioteca>

main( )
{
    bloco de comandos;
}

Obs: Normalmente, cada comando é finalizado com ponto e vírgula.

Variável

 Representa uma posição de memória. Possui nome e tipo, e seu conteúdo pode variar ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor de cada vez.


Declaração de variáveis
    As variáveis são declaradas após a especificação de seus tipos.


Exemplo:
                float x;
                int n1, n2;
                char tipo;
                char cidade[35]

  • Declara uma variável chamada tipo em que pode ser armazenado um caractere.
  • Declara uma variável chamada cidade em que podem ser armazenados até 35 caracteres.

Nomes de identificadores

    São os nomes das variáveis, das constantes, das funções, dos programas, etc.

     Regras:

  •  Usar somente números, letras (maiúsculas ou minúsculas)  e o caractere sublinhado ( _ )
  •  O primeiro caractere deve ser sempre uma letra ou o caractere sublinhado
  •  Não são permitidos espaços em branco e caracteres especiais (@,$,+,-, !,etc.)
  •  Não usar palavras reservadas, ou seja, palavras que pertençam a uma linguagem de programação.
  • Letras minúsculas são diferentes de letras maiúsculas (valor ≠ Valor ≠ VALOR)


Comando de atribuição ( = )

    É utilizado para  conceder valores ou operações a variáveis, sendo representado por =  (sinal de igualdade).

    Exemplo:


        int x;

        float y;

        char tipo;

        x = 4;

        x = x+2;

        y = 2.5;

        tipo = 'F';


  • Caracteres são representados entre apóstrofos ( ‘ )
  • As cadeias de caracteres devem ser representadas entre aspas ( " )
  • Para armazenar uma cadeia de caracteres dentro de uma variável, deve-se utilizar uma função.


        strcpy (nome, "Josefa");
        nome = "Josefa";      Essa é forma incorreta

Operadores
Aritméticos


O operador % só pode ser utilizado com operandos do tipo inteiro


Relacionais
    Usado para realizar comparações.


Sempre retorna verdadeiro (1) ou falso (0)

Lógicos
    São utilizados para conectar expressões lógicas sendo geralmente utilizados em expressões condicionais.


Exemplo:


Prioridades
    Na resolução de expressões aritméticas, as operações guardam uma hierarquia entre si. Em caso de empate (operadores de mesma prioridade), devemos resolver da esquerda para a direita, conforme a sequência existente na expressão aritmética.

Precedência entre os operadores aritméticos

Precedência entre os operadores lógicos

Precedência entre todos 
os operadores


Função de entrada (scanf)

É usado para receber dados digitados pelo usuário. os dados são armazenados em variáveis.

as variáveis que serão lidas devem ser precedidos do símbolo &,  exceto  para strings ( cadeia de caracteres).

scanf(“formatação”, &variável);



Exemplo:

        #include <stdio.h>
        main ( )
        {
            int x;
            scanf ("%d", &x);
            ...
        }

Função de Entrada (gets)
    É usado quando se deseja digitar uma cadeia de caracteres contendo espaços em branco.

Exemplo:

        #include <conio.h>
        main ( )
        {
            char nome [40];
            gets (nome);
            ...
        }

Função de Saída (printf)
    É utilizado para mostrar dados na tela.

    printf ("Boa Sorte!");
       Mostra a mensagem Boa Sorte!

    printf ("%d", y);
        Mostra o número inteiro armazenado na variável y.

    printf ("%f", num);
        Mostra o número real armazenado na variável num.

    Quando se deseja mostrar o valor de uma variável no printf, é necessário indicar o tipo de variável, igual a tabela apresentada na função scanf.

    printf ("O valor = %i", m);
        Mostra a mensagem O valor = e em seguida o número inteiro armazenado na variável m.

    printf ("%5.2f", salario);
        Mostra o número real armazenado na variável salario utilizando um total de cinco espaços e duas casas decimais.

Exemplo:

        #include <stdio.h>
        #include <stdlib.h>
        main ( )
        {
            int lado;
            printf ("Digite um número \n");
            scanf ("%d", &lado);
            printf ("\n Valor digitado = %d", lado);
        }

    O \n faz a mudança de linha e sempre deve estar dentre aspas.
    OBS: As funções scanf e printf utilizam a biblioteca <stdio.h>

Comentários
    São textos que podem ser inseridos em programas com o objetivo de documentá-los. Eles não são analisados pelo compilador.
/* .........*/           ou        // ..........       

Estrutura Condicional Simples
    Em C/C++, torna-se obrigatória a utilização de chaves quando houver mais de um comando a ser executado. Os comandos entre as chaves {} só serão executados se a condição do IF for verdadeira.

     if (condição)
        comando;

                                ou

    if (condição)
        {
            comando1;
            comando2;
        }


Estrutura Condicional Composta
    Quando existe mais de uma condição, essas devem estar entre parênteses assim como todas as condições.

     if (condição)
        comando1;
    else 
        comando2;

                                 ou

    if (condição)
        {
            comando1;
            comando2;
        }
    else
        {
            comando3;
            comando4;
        }

Exemplo: 

     if ( x>=5 && x<=10)
        printf (" Número entre 5 e 10");

Estrutura de Repetição FOR

         int x;
        for (x=1;x<=20;x++)
        {
            comando1;
            comando2;
        }

  • O comando1 e o comando2 serão executados 20 vezes;
  • A variável x é o contador de repetição;
  •  x começa com valor 1;
  • x<=20 é a condição para ele parar. Enquanto o x for menor ou igual a 20 ele irá repetir;
  • x++ é o incremento que vai ser de 1 em 1;
  • Se eu quisesse que o x fosse incrementado de 2 em 2 por exemplo, eu devo colocar x=x+2.
Estrutura de Repetição WHILE
    
        int x;
        x=1;
        while (x<=20)
        {
            comando1;
            comando2;
            x++;
        }

  • Os comandos que estão dentro do while() serão executados 20 vezes (comando1, comando2 e x++ serão executados 20 vezes).
  • A variável x é o contador de repetição;
  •  É necessário iniciar a variável que será o contador antes de iniciar o comando while(). Nesse caso, x é o contador, e está sendo iniciado com o valor 1;
  • x<=20 é a condição para ele parar. Enquanto o x for menor ou igual a 20 ele irá repetir;
  • x++ é o incremento que vai ser de 1 em 1;
  • Se eu quisesse que o x fosse incrementado de 2 em 2 por exemplo, eu devo colocar x=x+2.
Possibilitar utilizar acentuação nas mensagens
  • Tem que usar a biblioteca #include <locale.h>
  • No inicio do programa, usar o comando setlocale (LC_ALL, "Portuguese");
Estrutura de Repetição DO WHILE

        Sintaxe

        do
        {
            comando1;
            comando2;
         }
        while (<condição>);


Exemplo 1: 

        int i;
        do
        {
            printf ("Escolha a fruta pelo numero");
            printf ("(1) Mamao");
            printf ("(2) Abacaxi");
            printf ("(3) Laranja");
            scanf ("%d", &i);
         }
        while ((i<1) || (i>3));

Exemplo 2: 

        #include <stdio.h>
        #include <locale.h>
        #include <stdlib.h>

        main()
        {
            setlocale (LC_ALL, "Portuguese");
            int i;
            do
            {
                printf ("\nFrutas para degustação...");
                printf ("\n(1) Mamao");
                printf ("\n(2) Abacaxi");
                printf ("\n(3) Laranja");
                printf ("Escolha a fruta pelo numero");
                scanf ("%d", &i);
                if (i>=1 && i<=3)
                    printf ("\nA fruta escolhida foi =>>> %d", i);
                else
                    printf ("\nOpção inválida. Tente novamente...\n");
             }
            while ((i<1) || (i>3));
        }

Estrutura de fluxo de controle SWITCH
  • Próprio para se testar uma variável em relação a valores pré estabelecidos.
  • Testa o conteúdo da variável e executa a instrução correspondente ao case.
  • break, faz com que o switch seja interrompido.
  • default é opcional.
  • Não aceita expressões.    
        switch (variável)
        {
            case contante_1:
                instrução 1;
            break;

            case contante_2:
                instrução 2;
            break;
            ...
            default
                instrução_padrão;
        }

Instruções Reduzidas



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